No mês de setembro de 2021 recebemos por volta de 10 pesquisadores liderados pelo pós doutorando Pedro Krainovik para realizar um estudo profundo da floresta de Nova Gokula e entorno.
A MATER recebeu os pesquisadores para pernoitar durante 7 dias servindo o desjejum, almoço e jantar. Todos pesquisadores eram muito solícitos e respeitosos com a comunidade que vai se beneficiar com o projeto de pesquisa “Compreendendo as florestas restauradas para o benefício da natureza e das pessoas – NewFor” é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP 2018/18416-2) em cooperação com a NWO (agência de apoio à pesquisa da Holanda) e desenvolvido sob coordenação do professor doutor Pedro Brancalion, (ESALQ/USP) e do professor doutor Frans Bongers (Wageningen University & Research), e contando com a colaboração de diversos pesquisadores, dentre eles o professor doutor Ricardo Rodrigues (ESALQ/USP) e o professor doutor Paulo Guilherme Molin (UFSCar).
O projeto NewFor tem como um de seus principais objetivos a construção de um banco de dados histórico e espacial de projetos de restauração florestal, o qual será utilizado para o desenvolvimento de novas tecnologias para o planejamento, implantação e monitoramento de projetos de restauração florestal e para subsidiar políticas públicas.
Enfim, esta parceria claramente privilegia o bioma de Nova Gokula com esta ponte que a MATER criou com a supervisão e mediação da nossa responsável técnica Adriana Prestes.