Olá! Sou a Lagarta…
Olá, sou uma lagarta da família Sphingidae, sou típica dessa região, nessa fase da minha vida já engordei o máximo que pude pois comi muitas folhas, agora estou bem gorda guardando energia para minha metamorfose, para me tornar uma grande mariposa maior que um ovo de galinha.
Minha mãe me botou em uma folha de figueira junto com meus irmãos onde vou me alimentar e fico bem camuflada parecendo também como uma folha, depois que cresci um pouco eu mudo para uma cor mais chamativa para intimidar meus predadores fingindo ser venenosa e desço ao solo para cavar um buraco e fico no meu casulo por muito tempo sem comer, pode ficar tranquilo, eu não “queimo” ninguém, apenas dou um bote com a cabeça quando me ameaçam.
Nessa faze de larva eu faço parte de uma grande rede alimentar e acabo servindo de alimento para muito animais como: Lagarto Teiú, gaviões, formigas, sapos, cobras. Quando fico adulta tenho que me esforçar muito para sair do meu casulo e do solo e vivo mais ou menos 6 meses, além de servir de alimento para aranhas, morcegos, corujas e outras aves.
Então quando me ver, deixe me quietinha, juro que não farei nenhum mau e ainda vou embelezar seu jardim, posso contar com você?