Nota Técnica Nova Gokula
No dia 17 de maio de 2024, ocorreu o primeiro encontro de entidades de diversos setores da sociedade, representando tanto o poder público como a sociedade civil, para dar início as atividades propostas pela parceria técnica celebrada entre o ICLEI e o município de Pindamonhangaba. O Grupo Mater de Defesa da Biodiversidade, ONG, criada a partir da área de soltura de animais silvestres, localizada em Nova Gokula e representando também o Conselho Consultivo do Parque Natural Municipal do Trabijú, esteve presente ao evento.

ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade é uma rede global de mais de 2.500 governos locais e regionais comprometida com o desenvolvimento urbano sustentável. Ativos em mais de 130 países, influenciando as políticas de sustentabilidade e impulsionando a ação local para o desenvolvimento de baixo carbono, baseado na natureza, equitativo, resiliente e circular.
A reunião teve por objetivo mapear os serviços ecossistêmicos presentes no município para o enfrentamento da crise climática e preservação da biodiversidade.

A atividade realizada consistia em identificar no mapa do município, onde estão os pontos chave na manutenção e no fornecimento dos serviços ecossistêmicos, incluindo aspectos, turísticos, culturais e da promoção da saúde. Abaixo segue o link do Instagram da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Pindamonhangaba, onde é possível acessar um vídeo com imagens do evento.
A identificação de Nova Gokula como um importante local para o fornecimento de serviços ecossistêmicos foi unanime entre os mais de 30 participantes presentes! Nova Gokula não só foi apontada como exemplo de preservação ambiental, mas como um importante centro turístico, cultural, religioso e até mesmo de promoção da saúde, uma vez a área pública da fazenda é fonte de bem estar para quem a visita.
E ainda que pesem os constantes desafios da comunidade de Nova Gokula, em buscar a sustentabilidade econômica conciliando com o desenvolvimento sustentável , bem como todas as dificuldades em promover a recomposição florestal das áreas de preservação permanente da propriedade, com o recente plantio de 5.000 mudas de espécies nativas e em promover o bem estar animal, coibindo o abandono de animais, realizando mudanças importantes no manejo dos bovinos (importante patrimônio cultural da fazenda) e distribuindo mais de 300 quilos de alimentos, anualmente destinados aos pássaros nativos e em vida livre que visitam a fazenda, a população do município de Pindamonhangaba, reconhece e valoriza estas ações.
Em cenário tão desafiador das mudanças climáticas, os esforços de toda a comunidade de Nova Gokula, sejam grandes ou pequenos, vem de fato, promovendo a resiliência climática no município, mostrando que um mundo socialmente mais justo e mais equilibrado do ponto de vista ambiental, não é um sonho e embora o caminho seja árduo, é possível percorrê-lo!
Por: Adriana Prestes