O que é um Santuário Animal?
Santuários são locais sem fins lucrativos onde animais, mais comumente domésticos, são reabilitados após serem vítimas de maus-tratos e exploração. Diferentemente de zoológicos ou outros tipos de empreendimentos de fauna, os animais não são expostos e não ficam presos.
Uma das características principais dos santuários é a criação de um habitat no qual os animais se sintam na natureza. O objetivo é que, ao final da reabilitação, o animal consiga conviver no ambiente externo de uma maneira mais natural e saudável.
A criação de Santuários dedicados a proteção animal tem sido cada vez mais frequentes tanto em função de uma maior veiculação de notícias sobre maus tratos e crueldade animal, como da própria insatisfação de cada vez mais pessoas sobre a forma com os animais, sejam silvestres ou de produção, são tratados na nossa sociedade.
Todavia os desafios para a manutenção deste tipo de empreendimentos são imensos, seja pela questão de recursos financeiros, seja pelas questões sanitárias ou de manejo, já que muitos dos animais destinados a Santuários apresentam sequelas graves decorrentes de maus tratos. Além disto, santuários não são considerados empreendimentos de fauna, já que não existe legislação ou normativa que especifique sua atuação.
A Fazenda Nova Gokula abriga um santuário destinado a preservação dos bovinos que vivem na área.
Texto: Adriana Prestes – Bióloga ASM-NG/MATER – CRBio: 082576/01-D
Foto: MATER 2020