Política Doações - Pessoa Jurídica
Se empresas são parte do problema, também devem ser parte da SOLUÇÃO
A raça humana precisa encontrar meio de coexistir os demais organismos neste planeta. Produzimos riquezas artificiais, tecnologia, conhecimento; mas deixamos um rastro de poluição com gases que provocam o “efeito estufa”, extermínio de espécies e degradação de ecossistemas. Parte desta destruição pode ser evitadas pelos atos individuais de cada pessoa, porém as corporações privadas TEM A OBRIGAÇÃO de mitigar os efeitos da devastação que promovem.
Empresas visam lucro, lucro é fruto do consumo e o consumo é demanda da população.
Resumindo: as pessoas são os “patrões” das empresas. As corporações devem trabalhar para impulsionar mudanças, na quantidade e velocidade, que o planeta exige para se recompor. SIM!! Sempre haverá impacto relacionada a atuação do homem, mas a natureza é forte, sábia e generosa – conseguirá se recompor se dermos as chances certas – mas ela não é inesgotável. É finita.
Consumo consciente é a chave para o futuro. Usar produtos, comprar serviços e se relacionar com empresas que causam impacto social positivo e evitam degradação ambiental é a obrigação de cada indivíduo/consumidor. Empresas não são vilãs, corporações do mal não existem… Apenas existem empresários que ainda não entenderam que: sem meio ambiente não há consumo, sem pessoas não há dinheiro.
Simples assim.
Porque trabalhamos com empresas?
Ao impulsionar a economia global, empresas desenvolvem metodologias de eficiência e produtividade. A legislação ambiental – principalmente no Brasil – e os hábitos de consumo da sociedade vem se alterando, há esperança. Temos que impulsionar estes esforços a níveis aceitáveis para que os ecossistemas se mantenham em equilíbrio: empresas eficientes costumam ter maior capacidade para rápida adaptação e adoção de soluções inovadoras voltadas a sustentabilidade. Nisto a MATER pode ajudar.
Ciência aplicada e hábitos inteligentes serão as soluções integradas que poderão mudar o cenário atual. Nisto a MATER pode ajudar:
A MATER fornece Técnicos e Tecnologia no cumprimento das metas da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da ONU.
Apoio a industrialização inclusiva e sustentável: muito já pode ser feito agora!!
Não é preciso “reinventar a roda”. Muitos dos investimentos em infraestrutura e em inovação (condições básicas para o crescimento econômico e para o desenvolvimento sustentável) podem ser implementadas com a adoção de medidas factíveis e acessíveis a médio e curto prazo. Promoção de eficiência energética, uso racional de água, gestão das cadeias de produção (insumos e resíduos) e a inclusão social por meio de educação ambiental (informação para as populações em que as empresas estão inseridas) são as chaves para as soluções dos desafios econômicos e ambientais.
Por meio de parcerias, a MATER promove a igualdade de acesso à tecnologias, objetivando à construção de estruturas resilientes e modernas, de forma a tornar a produção industrial mais eficiente (principalmente no uso de recursos naturais e nos inevitáveis impactos negativos ao meio ambiente). Criamos oportunidades de fomento da inovação para que empresas adotem o ODS nº 9 (Indústria, Inovação e Infraestrutura). Inclusive, incentivando micros e pequenas iniciativas privadas, oportunidade de inclusão de empresas mais vulneráveis nos sistemas financeiros e produtivos.
MAS COMO ISSO PODE SER FEITO?
Ações Concretas, reais e produtivas
Projetos de conservação em andamento
Fomentar projetos de conservação promovidos e/ou conduzidos pela MATER por meio de relações de longo prazo, com o envolvimento da alta liderança e que proporcionem grandes impactos. Como a ASM-NG.
Cursos e Formações (presencial ou remoto):
Educação Ambiental e Capacitação Técnica
Palestras com temáticas direcionadas; Capacitações e Treinamentos, com foco em problemáticas ambientais específicas; Cursos de Formação Ambiental;
Assessoria Consultoria e Operacionalização para Projetos em:
Educação Ambiental
Elaboração de Projeto Temático Pedagógico; Material de apoio para educadores; Elaboração de cartilhas e materiais paradidáticos para educandos; Cartilhas de Comunicação interna e Cartilhas de Divulgação para o grande público.
Gestão Ambiental
Projeto de Gestão Ambiental Interna; Projetos Ambientais para Gestão de áreas, propriedades e perímetros ambientais;
Curadoria em Comunicação
Suporte técnico e apoio institucional em campanhas de endomarketing (conteúdo, workshops, palestras e/ou oficinas); Suporte (curadoria técnica) em campanhas de comunicação que destaquem e/ou informem atributos de sustentabilidade alinhados aos princípios da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da ONU;
Serviços técnico-ambientais
Projetos Socioambientais, mediante ODS e Agenda ESG; Projetos para estruturação de Unidades de Conservação (UCs) e áreas de Áreas de Preservação Permanentes (APPs).