Tropa Sênior Monte Castello (GE66/SP) em Nova Gokula
No dia 2 de novembro de 2024, os escoteiros do ramo sênior da Tropa Monte Castello do Grupo Escoteiro Amizade realizaram uma visita especial à Fazenda Nova Gokula, localizada em Pindamonhangaba, com o objetivo de aprender sobre a cultura Vaishnava (popularmente conhecida como Hare Krishna), a preservação ambiental e práticas de reabilitação da vida selvagem, à fim de promover o diálogo inter-religioso e a consciência ecológica dos membros da tropa. A atividade foi uma oportunidade para que os jovens do grupo se conectarem com a natureza e absorverem conhecimentos que ampliam suas perspectivas culturais e ecológicas.
Durante a visita, os escoteiros tiveram a chance de explorar a filosofia e as tradições desse movimento espiritual, que inclui práticas de respeito aos animais e ao meio ambiente, aspectos fundamentais para a sustentabilidade, com uma aula conduzida pela escritora e educadora Sri Damodara dd/Eva Andrade.
A visita também contou com uma visita ao viveiro de readaptação para soltura da entidade MATER, onde aprenderam sobre a avifauna local e as atividades da ONG. No final da atividade, os jovens e os adultos ainda foram convidados para o 16º Vem Passarinhar, que ocorreu no dia seguinte (3 de Novembro/24).
O Grupo Escoteiro Amizade continua a desenvolver suas atividades educacionais de maneira inovadora, trazendo para seus membros experiências que vão além das tradicionais atividades escoteiras. A visita à Fazenda Nova Gokula foi mais uma oportunidade de aprendizado e crescimento para os jovens, alinhando-se com os princípios do movimento escoteiro, que busca formar cidadãos conscientes do meio ambiente e ativos na sociedade.
Essa visita é um exemplo perfeito de como o escotismo pode promover uma educação integral, que não se limita apenas à aprendizagem de habilidades práticas, mas também ao desenvolvimento da empatia, do respeito cultural e da responsabilidade ambiental.
Texto: Paulo Guilherme Zanetti
Fotos: Prashanta Das / MATER 2024